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O mercado de saúde está cada vez mais competitivo, e é preciso saber como destacar a sua clínica para conquistar mais pacientes e fidelizá-los.

Para isso, é preciso investir em estratégias de marketing, treinamento de equipe, atualização de equipamentos e softwares, modernização do ambiente e organização da rotina de atendimento. 

Como a gente sabe que nem sempre é fácil administrar tudo, decidimos reunir as principais dicas para você começar esse processo sem medo e sem erro! 

Neste artigo, apresentamos 10 dicas para ajudar você a destacar a sua clínica no mercado. Confira!

1 – Invista em Marketing Digital

O marketing digital é uma das ferramentas mais eficientes para atrair novos pacientes e fidelizar os antigos. 

Para isso, é preciso criar uma estratégia de marketing digital que contemple a criação de conteúdo relevante para o público-alvo, a otimização do site para os mecanismos de busca, o uso de redes sociais e a implementação de campanhas de publicidade online.

Muita gente vai se perguntar se é preciso investir muito para ter um retorno bom e a resposta é: depende!

Depende, pois você precisa entender a maturidade da sua comunicação antes de traçar suas primeiras metas e objetivos com o marketing. 

Para clínicas que nunca fizeram esse trabalho, o processo acaba sendo mais longo e, consequentemente, o investimento pode ser maior. No entanto, é certo que um bom trabalho na internet trará ótimas respostas financeiras em médio e longo prazo. 

2 – Atualize seus equipamentos e softwares

Manter os equipamentos e softwares atualizados é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos pacientes. 

Além disso, a atualização constante dessas ferramentas pode ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência dos processos.

Por exemplo, hoje é muito mais compensador — tanto em praticidade quanto em custo — manter um sistema para clínicas que seja modulado, com o qual você pode contar conforme as suas necessidades vão ampliando, do que investir em um sistema amplo e fechado, com funções que talvez você nunca chegue a utilizar.

Pesquise as empresas que estão no mercado! Confirme a experiência de cada uma em relação aos serviços que você oferece e, claro, veja a possibilidade de uma avaliação gratuita antes de contratar o serviço.

3 – Modernize o ambiente da clínica

A modernização do ambiente da clínica pode ajudar a criar uma atmosfera mais agradável e acolhedora para os pacientes. 

É possível investir em decoração, iluminação, mobiliário e outros elementos que contribuem para criar um ambiente mais aconchegante e sofisticado.

Invista em padrões de cores mais claras, que passem tranquilidade e conforto. Evite cores muito vivas, itens decorativos muito chamativos e, claro, ambientes poluídos visualmente.

O som ambiente também é peça importante e que ajuda a destacar a sua clínica no mercado.

Caso opte por transmitir canais de televisão, evite sons altos e programas com notícias mais pesadas. Já se optar por música ambiente, crie uma playlist com sons mais calmos, positivos e relaxantes, mesmo que não sejam canções instrumentais. 

4 – Ofereça um atendimento personalizado

Oferecer um atendimento personalizado é uma das formas mais eficientes de fidelizar os pacientes e conquistar novos. 

É preciso treinar a equipe para que possa identificar as necessidades e expectativas dos pacientes e oferecer soluções personalizadas para cada um.

Trate todos pelo nome, conheça um pouco de cada paciente e ofereça um atendimento mais pessoal. Essa empatia faz toda diferença, principalmente na hora de fidelizá-los.

5 – Invista em treinamento de equipe

Mais acima, indicamos o investimento em treinamento da equipe e precisamos reforçar isso!

O treinamento de equipe é fundamental para garantir a excelência no atendimento e a eficiência dos processos.

É necessário investir em capacitação e atualização constante da equipe, a fim de mantê-la sempre atualizada sobre as novidades da área de saúde.

Invista em um modelo de treinamento que vai além do domínio de sistemas. Um treinamento de inteligência emocional, por exemplo, é um diferencial gigantesco para destacar sua clínica no mercado.

6 – Tenha um modelo de gestão eficiente

A organização da rotina de atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos pacientes e a eficiência dos processos. 

É possível criar um modelo de gestão que permita monitorar o fluxo de atendimento, controlar o estoque de materiais, gerenciar a agenda de consultas e outras atividades que contribuem para otimizar a rotina da clínica.

Isso pode ser feito manualmente, mas requer muita atenção e, de preferência, um time especializado. 

A nossa dica é, novamente, investir em um sistema para clínicas que potencialize todas essas atividades de forma intuitiva e acessível para todo o time.

7 – Ofereça serviços diferenciados

Oferecer serviços diferenciados é uma das formas mais eficientes de se destacar no mercado. 

Aposte em um atendimento complementar, como massagens terapêuticas, acupuntura, fisioterapia e outros serviços que possam agregar valor à clínica e atrair mais pacientes.

Lembre-se de planejar bem esse ponto. Esses serviços podem ser ofertados de forma gratuita ou com desconto para pacientes. 

8 – Mantenha uma comunicação clara e eficiente com os pacientes

A comunicação clara e eficiente com os pacientes é fundamental para garantir a satisfação e fidelização deles.

Lembra quando falamos de treinar o seu pessoal para ter um atendimento mais empático? Isso de fato faz muita diferença para quem procura serviços como os seus.

Dessa forma, mantenha uma comunicação frequente e transparente, seja por meio de redes sociais, e-mail marketing ou outros canais de comunicação, lembrando sempre de seguir o mesmo padrão no espaço físico.

9 – Tenha um site atraente e funcional

O site é a porta de entrada para muitos pacientes em potencial, é o seu cartão de visitas!

Por isso, é fundamental que ele seja atraente e funcional. Caso não tenha ainda um site, você já pode construí-lo a partir desses parâmetros.

Caso a sua clínica já tenha um espaço online, veja a possibilidade de reavaliá-lo para saber se ele atende vários parâmetros, principalmente para os buscadores, como o Google. 

Invista em um design moderno e responsivo, conteúdo relevante e otimização para os mecanismos de busca.

10 – Ofereça preços competitivos e transparentes

Oferecer preços competitivos e transparentes é fundamental para conquistar a confiança dos pacientes e se destacar no mercado. 

O seu primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado e definir valores justos, que reflitam a qualidade dos serviços prestados.

Depois, crie um plano de ação para manter o financeiro da empresa viável e, ao mesmo tempo, competir de forma justa com outras clínicas do mercado.

Destacar a clínica no mercado requer atenção e um trabalho em grupo bem direcionado. Com foco, você com certeza chega longe! Para completar ainda mais esse conteúdo, que tal conferir o post “Como atrair mais pacientes utilizando as redes sociais” aqui do blog? Esperamos você lá!

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