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Reprodução: Pixabay

Atrair pacientes utilizando as redes sociais é mais que possível, mas pede um pouco de atenção para o seu time de marketing e vendas. É preciso traçar as estratégias certas para que os seus canais não se tornem apenas mais um perfil na internet. 

As suas redes sociais precisam ser atrativas, completas e, principalmente, informativas. A gente sabe que combinar isso com a rotina corrida do consultório ou clínica pode ser uma tarefa difícil para alguns médicos, mas dá para simplificar. 

Neste post, vamos abordar os principais aspectos de como atrair pacientes utilizando as redes sociais para que você faça isso sem complicações. Confira..

Conheça seu público

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer seu público. Quais são os interesses e necessidades dos pacientes? Quais são suas preferências? Quais são os meios pelos quais você pode alcançá-los? 

As perguntas acima ajudarão você a definir qual é o melhor caminho a seguir para atingir seu público e fazer os conteúdos mais assertivos e atrativos para eles. 

No entanto, é preciso lembrar que as estratégias são uma tarefa recorrente para o marketing. Se você está com a missão de atrair mais pacientes utilizando as redes sociais, ter em mente que o algoritmo dessas plataformas muda constantemente faz muita diferença.

Sendo assim, é necessário realizar revisões constantes do seu planejamento para adequá-lo sempre da melhor forma possível. Faça reuniões com os times, leia os comentários, veja o que seus concorrentes estão fazendo de novo. Tudo isso é um ótimo termômetro para você crescer online. 

Saiba escolher as redes sociais adequadas para atrair pacientes

Você precisa conhecer os diferentes tipos de plataformas de mídia social e as vantagens e desvantagens de cada uma delas antes de criar um perfil. 

Algumas plataformas são melhores para promover produtos, enquanto outras são mais adequadas para a construção da marca. Portanto, é importante saber selecionar as redes sociais que você encontrará o máximo de potenciais pacientes para a sua clínica.

Você não precisa estar em uma rede social que não gere engajamento com seu público-alvo. Foque nas plataformas que dão mais resultado sem medo!

Faça uma análise dos melhores horários para publicações

Depois de conhecer seu público e selecionar quais redes sociais você vai usar, você precisa entender quais são os melhores horários para publicar. 

Como o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível, é importante que você estude a melhor hora para publicar conteúdo. 

Uma dica importante: as redes sociais já informam as principais tendências de horários que ajudam no engajamento das páginas. No entanto, faça testes mais diretos com a sua audiência, para tentar entender qual a melhor hora para postar, considerando os seus próprios seguidores.

Assim como acontece com o planejamento, é necessário revisar esses horários periodicamente. Como citamos antes, as plataformas mudam e as estratégias também precisam mudar.

Leia também: Como melhorar o atendimento na sua clínica ou consultório médico?

Seja regular nas redes sociais

É importante ser regular nas redes sociais para que você não perca o interesse do seu paciente. 

Isso significa que você precisa publicar conteúdo regularmente e manter seus seguidores informados sobre os serviços da clínica ou consultório. Quanto mais conteúdo você publicar, mais pessoas você terá acesso.

Crie um calendário anual, com as principais datas e eventos da sua clínica ou consultório. Depois crie um calendário mensal, com as publicações que irão ao ar conforme o seu planejamento.

Acima de tudo, siga esse planejamento para que ele faça sentido e atraia cada vez mais pessoas.

Crie engajamento com as pessoas

Além de publicar conteúdo regularmente, você também precisa criar engajamento com as pessoas que estão seguindo suas redes sociais. 

Isso significa responder aos comentários de seus seguidores e interagir com eles. Essa interação ajudará você a criar um relacionamento duradouro com seus pacientes.

É comum em páginas relacionadas à saúde, muitas pessoas que gostam de tirar dúvidas, fazer perguntas, querer conhecer mais sobre os serviços. Lembre-se de responder cada um desses comentários e as mensagens enviadas pelos directs.

Mantenha-se atualizado sobre as estratégias da sua concorrência

Você precisa estar atento às estratégias de marketing digital e às estratégias de seus concorrentes para acompanhar o ritmo. 

Quando você conhece o que há de mais atualizado, quais as melhores formas de se comunicar com os seus pacientes, as publicações são mais convincentes e atingem mais pessoas.

Também analise seus concorrentes. Veja o que eles estão publicando, quais as vantagens que estão oferecendo aos pacientes. Você não vai copiá-los, mas entenderá como melhorar seus serviços e se manter ativo.

Utilize-se de uma estratégia de WiFi marketing

O WiFi marketing é uma ótima maneira de se conectar com seus pacientes. Você pode oferecer acesso gratuito à internet e, ao mesmo tempo, coletar dados dos usuários para gerar leads e aumentar o tráfego em seu site.

Essa é uma estratégia super moderna e que tem funcionado muito em hospitais, clínicas e consultórios. 

A estratégia consiste em oferecer um serviço gratuito em troca de um cadastro simples, que permite que futuramente você possa utilizá-lo para falar melhor com seus pacientes.

Lembre-se de informá-los sobre essa coleta! Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a coleta de dados sem autorização é crime no Brasil.

Trabalhe bem as imagens

As imagens são muito importantes para o marketing digital, pois são mais atraentes e chamam mais a atenção dos usuários. 

Portanto, é importante ter imagens de qualidade em suas publicações, pois isso ajudará você a obter mais engajamento.

Procure também publicar fotos e vídeos do dia a dia da sua clínica ou consultório. Isso atrai mais os pacientes assim como deixa todos mais próximos do seu espaço.

Utilizando as técnicas acima, você pode aumentar o número de pacientes que procuram seu consultório por meio das redes sociais. 

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