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Fidelizar pacientes pode não ser um foco da sua clínica hoje, mas temos certeza de que será até o final desta nossa conversa!

O guru do marketing, Philip Kotler, já alertou que fidelizar e reter clientes é muito mais vantajoso para qualquer empresa. Segundo ele, conquistar um cliente novo custa até 7 vezes mais do que manter o que já estão na sua base.

Por isso, nos concentramos em avaliar algumas estratégias que ajudarão você a fidelizar o seu paciente sem erro, sem risco e sem causar nenhum tipo de incômodo. Acompanhe todas as dicas!

1 – Solidifique a sua marca

Você precisa pensar que não ganha lealdade de um paciente em um dia. A fidelidade vem no dia a dia, com a forma com que se relaciona com ele.

Por isso, é muito importante solidificar a sua marca antes de iniciar qualquer ação para fidelizar pacientes.

Isso pode ser feito com pequenas ações a cada visita, o que ajuda os pacientes a ficarem mais confiantes com o atendimento e, sempre que precisarem de um profissional de saúde, vão lembrar de você.

Outra forma de solidificar a sua marca é se fazer presente nas redes sociais. Realize também ações sazonais – como outubro rosa e novembro azul -, mostrando que não lembra dos pacientes apenas quando eles precisam dos seus serviços.

2 – Aposte no marketing por influência

Sabemos que vivemos uma era na qual os influenciadores têm um poder de decisão muito forte sobre o gosto popular.

No entanto, esses influenciadores não precisam ser apenas os de grandes nomes e com milhares de seguidores nas redes sociais.

Aquela pessoa que passou por sua clínica e tem uma história especial para contar também é uma parte muito agregadora na hora de firmar a marca para o seu público.

Convide alguns desses pacientes. Mostre o quanto a sua clínica ou consultório pode agregar!

No marketing digital, essa ação ganha um nome especial: Prova Social.

A Prova Social é um gatilho fundamental para estratégias assertivas. Ela mostra, na realidade, o que as pessoas que passam pelo seu atendimento realmente sentem em relação ao serviço prestado.

Mostrando as experiências dos pacientes, você deixa as pessoas mais confiantes e otimizadas a retornarem. Também mostra um senso de pertencimento, que é cada vez mais fundamental na área da saúde. 

LEIA TAMBÉM: Como melhorar o atendimento na sua clínica ou consultório médico?

3 – Simplifique o agendamento

Considere que vivemos uma época bem mais imediatista, na qual as pessoas buscam por agilidade e praticidade na hora buscar um serviço

Quando o seu paciente precisa de um retorno, ele quer uma forma de agendamento de consultas que seja funcional e mais conveniente, sem a necessidade de entrar em contato com a clínica e, principalmente, passar muitos minutos na fila de espera do atendimento eletrônico. 

Então aproveite a tecnologia ao seu alcance! Hoje já existem ferramentas de agendamento de consulta online especialmente para a saúde e que serão muito bem-vindas também no seu consultório ou clínica. 

Além disso, essas ferramentas garantem um “atendimento” 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem precisar diretamente de uma outra pessoa para marcar a hora da próxima consulta. 

Você ainda otimiza o atendimento da sua secretária. Como ela precisará apenas confirmar as consultas, ganhará mais tempo para trabalhar na otimização de outras áreas.

4  – Reduza o tempo de espera 

Você provavelmente já viu casos de pacientes que tinham uma certa urgência no atendimento. Esse é um caso muito comum em qualquer consultório ou clínica.

Uma boa maneira de reduzir esse tempo de espera, é optar pela Telemedicina, que tem um atendimento qualificado, seguro e muito mais prático.

Para quem busca fidelizar pacientes sem erro, essa é uma ótima estratégia para reter possíveis cancelamentos. 

Outra opção é já deixar agendado o retorno dele quando terminar a consulta – seja presencial ou por vídeo -, oferecendo ao paciente a escolha do horário e da data que melhor encaixa na agenda de vocês. 

5 – Melhore a experiência do paciente

É praticamente impossível falar sobre como fidelizar pacientes sem erro e não citar a experiência dele antes, durante e após o atendimento.

Pense em várias maneiras de deixá-lo confortável fisicamente e emocionalmente, principalmente naqueles dias de muitas consultas e um pouco mais de espera. 

Considere focar em alguns pontos como: 

  • ambiente aconchegante e amigável
  • cores apropriadas da sala de espera. Nada de cores escuras ou muito vivas;
  • assentos confortáveis
  • iluminação adequada da sala
  • conexão de internet estável
  • bebidas e alimentos gratuitos
  • materiais de leitura, como jornais, revistas, livros, etc; 
  • área de lazer separada com brinquedos e livros infantis para visitantes com crianças. Isso ajudará muito os pais enquanto aguardam a consulta.

Além do espaço físico, lembre-se de otimizar também o atendimento, deixando-o o mais humanizado possível.  

Isso também é possível a partir de algumas ações. Foque em oferecer uma equipe acolhedora na recepção e funcionários simpáticos e sempre atenciosos.

Fidelizar pacientes é um trabalho constante

Você viu mais acima cinco dicas que ajudarão você a fidelizar pacientes, mas é importante lembrar que esse não é um trabalho pontual.

O atendimento precisa ser otimizado a todo instante e, pensar em melhorias constantes é parte essencial para que esses pacientes retornem. E retornem satisfeitos!

Uma boa dica é enviar pesquisas de satisfação e considerar cada apontamento deixado nelas. 

Além de demonstrar ao paciente que você se preocupa com o atendimento dele, saberá sempre quais pontos precisa melhorar.

O que acha de começar a trabalhar essas estratégias e fidelizar pacientes a partir de agora? Aqui no blog você encontra outras dicas que ajudarão nesse processo! 

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